Documentário animado de Camila Kater estreia no Festival de Locarno

“CARNE” é um documentário animado de 12 minutos dirigido por Camila Kater no qual cinco mulheres compartilham relatos íntimos e pessoais, em relação ao corpo desde a infância até a terceira idade. Ao apresentar diferentes fases da vida das mulheres narradas através de vozes femininas, o filme também recorre à representação de suas experiências em técnicas diversas de animação.

A partir da metáfora que relaciona o estado de cozimento da carne como corpo da mulher, CARNE sugere uma relação entre carnivorismo e dominância masculina para expor os inúmeros tipos de violências dos quais as mulheres são vítimas mas também enfatizar as formas de resistência que essas mulheres encontram para libertar seus corpos das amarras da sociedade. Produzido por Lívia Pereze Chelo Loureiro, CARNE é uma coprodução entre Brasil e Espanha através das produtoras Doctela e Abano Produccións.

O filme possui patrocínio da Spcine/Prefeitura de São Paulo e apoio da AGADIC. Durante seu desenvolvimento participou do laboratório Bridging The Gap Animation Labdo Miradas Doc (Tenerife, Espanha)e agora fará sua estreia na mostra Pardo di Domani do prestigia do Festival de Cinema de Locarno. A relevância de um filme como CARNE em 2019 setor na ainda maior se levarmos em conta que as mulheres são minoria quando se trata de animações. Apenas 3% dos filmes do gênero foram dirigidos por mulheres nos últimos 12 anos–na televisão,o percentual sobe para 13%, mostra um estudo promovido pela Universidade do Sul da Califórnia em parceira coma ONG@wia_animation. Entre mulheres não-caucasianas, a disparidade é ainda maior: apenas quatro dirigiram algum projeto no cinema ou na televisão, todas asiáticas.

Sobre a diretora
Camila Kater (1990, São Paulo) é diretora, roteirista e animadora. CARNE (2019), sua primeira animação como diretora, Antes disso, atuou em produções de stop motion como animadora, diretora de arte e puppet maker em curtas como The Apple Trial (2013),Flerte(2015),Indescritível (em finalização);e como assistente de arte e de animação no longa”BobCuspe, nós não gostamos de gente”(em produção) da Coala Filmes.Atualmente é assistente de animação no longa em Viajantes do Bosque Encantado de Alê Abreu, secretária da ABCA (Associação Brasileira de  Cinema de Animação),membro do Núcleo de Cinema de Animação de Campina seco-fundadora/coordenadora da LESMA(La Extraordinária Semana de Mostras Animadas).É Bacharel em Midialogia pela Unicamp, com graduação sanduíche em Filmand Television Production pela Anglia Ruskin University (Cambridge, Reino Unido).

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será divulgado.

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On Instagram