Com produção executiva da Diálogos, a exposição do projeto Matriarcas, da fotógrafa Fabiana Ribeiro aportou em mais um espaço da cidade Campinas: a Casa de Cultura Itajaí. A abertura aconteceu no último dia 11 de setembro e contou com a participação da Comunidade Jongo Dito Ribeiro que fez uma maravilhosa intervenção cultural.
A Casa de Cultura Itajaí é mais um local da jornada do projeto Matriarcas pela cidade de Campinas e um dos espaços mais representativos no que diz respeito a organização comunitária para o desenvolvimento de ações socioculturais e educativas. A Casa de Cultura Itajaí nasceu da proposta moradores locais que participam ativamente do espaço.
O projeto “Matriarcas” é um mergulho no universo feminino da cultura popular e foi contemplado pelo Edital nº 26/2018 do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Os imensos retratos das mulheres, impressos em tecidos, circulam por espaços fora da região central de Campinas e serão visitados pela população, por estudantes de escolas públicas e organizações não governamentais que se encontram próximos aos espaços de itinerância.
A mostra reúne vários elementos simbólicos do universo feminino e a da cultura popular. As fotos nas dimensões 2,50 metros x 1,50 metro são impressas em tecidos que passaram por um trabalho artesanal de bordado. As fotos são acompanhadas de textos que narram um recorte da trajetória dessas mulheres.
Confira as fotos da abertura da exposição na Casa de Cultura Itajaí pelo olhar de Eduardo de Morais.
Escreva um comentário